Bem-vindos às receitas na Lura!

sexta-feira, 17 de abril de 2020

A base das nossas sopas

Ingredientes:

Batata e/ou courgete;
Cebola (ponho sempre, a sopa fica mais aveludada);
Batata-doce, ou abóbora ou cenouras (ingredientes mais doces para a sopa não ficar amarga)
Folhas verdes (pode ser tudo: espinafres, alfaces, beldroegas, agrião, couves…)

Outros legumes para enriquecer que nem sempre usamos:
Alho-francês;
Beterraba (a sopa fica cor-de-rosa, a pequena cá de casa adora!);
Nabo (pouco porque a sopa fica mais amarga);
Couve-rábano (para uma sopa diferente, não tem um sabor muito forte e é agradável);
Chu-chu (fica mais cremosa);
Acelgas (super cremosa e um adoramos o sabor);
Leguminosas (feijão, grão, ervilhas, favas…);
Aipo ou coentros (estes entram na categoria de tempero, o aipo tem um sabor muito forte, basta uma  folha para dar logo um gosto diferente à sopa).


Receita:

É uma base de sopa, a receita é simples, basta cortar os legumes aos bocados, cobrir com água e levar ao lume para cozer tudo até ficar macio, temperar e passar a varinha mágica. 

Mas, partilho algumas das minhas opções: 

- Relativamente à preparação dos legumes – as batatas, a abóbora e a courgete descasco, mas as cenouras e a beterraba gosto de lavar bem com escova e usar com casca, aproveitamos mais as vitaminas e os nutrientes e o gosto fica mais rico. Para um creme mais uniforme, se uso alho-francês corto em bocados pequenos para que não fiquem fios de fibra depois de triturar.

- Relativamente ao tempero – eu junto pouco de sal (uma colher de café para cerca de dois litros de sopa) e o azeite antes da varinha mágica, no final, acerto o sal se for preciso.

- Quantidade de água, a regra cá em casa é colocar todos os ingredientes na panela e cobrir com a água, depois de triturar, se sentimos que ficou muito grossa pomos mais água até o creme ficar com a textura que mais gostamos. Se fica muito líquida, é dia de fazer a “sopa com coisas” e escolhemos mais algum ingrediente para juntar à nossa sopa que volta a ir ao lume para cozer este novo ingrediente (inteiro ou em fatias), destapada.


Comentário:

Fazer sopa pode ser uma atividade culinária interessante para os miúdos, eles podem descascar alguns legumes com o descascador, quando já são mais crescidos, podem cortar outros com tesouras ou ainda mais crescidos começar a usar facas com supervisão dos adultos, podem escolher os ingredientes ou as quantidades (dentro de limites razoáveis, claro).

É importante para as crianças saberem como se faz, o que está na sua sopa e simplesmente participar. Crescem a fazer parte destas rotinas e desta forma vão valorizar e saber fazer autonomamente no futuro.

Além disso é também uma excelente oportunidade para mostrar a sazonalidade dos legumes, pois principalmente quando optamos por comprar aos produtores locais, nem sempre temos disponíveis os mesmos ingredientes, assim a sopa vai sendo diferente ao longo do ano...


Divirtam-se na cozinha e sejam felizes!

Sem comentários:

Enviar um comentário